A ressurreição da profecia
Jesus, acompanhado de Seus seus discípulos e de uma grande multidão, ia entrando na cidade de Naim, quando se deparou com uma outra multidão conduzindo um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva. Ao vê-la naquela situação, Jesus moveu-se de íntima compaixão e disse-lhe: “Não chores”.
E, aproximando-se, tocou o esquife (caixão) e disse: “Mancebo, a ti te digo: Levanta-te”. E ele assentou-se e começou a falar. A multidão que viu aquilo encheu-se de temor e glorificava a Deus dizendo: “Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo”.
Observações:
• Esta ressurreição se deu no dia seguinte após a morte do mancebo;
• A nação de Israel era como uma viúva e já havia esquecido dos profetas, atalaias, que estavam mortos. O Espírito de profecia também havia morrido, pois o silêncio profético já durava 400 anos.
• Depois da ressurreição do mancebo, o povo exclamou admirado: “Um grande profecia se levantou entre nós, e Deus visitou seu povo”. O objetivo desta ressurreição foi a ressurreição da profecia no meio de Israel, para que todos pudessem perceber que Deus não abandonou seu povo, e que tudo iria se cumprir na Pessoa do seu Filho.
